Empresa - História

 

A RUFEL, empresa de fabrico de malas e acessórios de homem e senhora, nasceu em S. João da Madeira, em 1975.

 

Rufino Santos, então com 15 anos, resolveu com o pouco dinheiro que tinha comprar uma máquina de costura para, fazer bolsas para homem, muito em moda nos anos 70. Começou por faze-lo sozinho, num anexo de casa dos seus pais. Empreendedor, desde o corte à costura da bolsa, tudo era feito por ele. Só mais tarde começou a contratar pessoas para o ajudar.

 

Desde aí não parou de crescer.

 

Casado e com duas filhas, Rufino santos, desde cedo incutiu-lhes o gosto pelo trabalho e a necessidade de assumirem responsabilidades. Assim, há cerca de oito anos tornou-as administradoras da empresa, Ivânia e Carina Santos tomaram as rédeas da RUFEL, tendo sempre em consideração a opinião do Pai, com base na sua vasta experiência.

 

Em 2005, como crescimento e aumento de produção a fábrica muda-se para a Zona Industrial de S. João da Madeira, sendo assim também de mais fácil acesso aos clientes.

 

Os produtos RUFEL distinguem-se pela qualidade das peles e restantes materiais, uma mala dura uma vida inteira. O forro é reclado para dar mais resistência , não rasga, nem desfia, as aplicações são em metal Zamac para não oxidar.

 

Todas as malas Rufel, são fabricadas de forma semi-artesanal. As peles são cortadas à mão, construindo pormenores que fazem a diferença.

 

Em 2011 foi lançada a linha de Homem, com artigos exclusivos para o homem moderno executivo e fã de tablets e smartphones.

 

Neste momento a RUFEL está implantada no mercado nacional como marca de referência.

 

O mercado internacional contribui bastante para o crescimento sustentado desta empresa nacional que, é já muito procurada por clientes estrangeiros. Actualmente 90% da produção é para exportação, Alemanha, Holanda, Espanha, Angola e Moçambique são os principais mercados.Como marca própria podemos encontrar também em França e Angola.

 

A qualidade e versatilidade do produto , cumprimento de prazos de entrega são os pontos principais para a fidelização destes clientes.

 

A RUFEL garante cerca de 40 postos de trabalho directamente, tornando-se num motor económico importante em S. João da Madeira.